Need For Speed: do pior para o melhor
A equipe do MeuPlayStation preparou uma lista para você saber qual o melhor game da franquia
Aos amantes de velocidade, Need for Speed tem sido uma bela opção desde seu primeiro lançamento. A EA conseguiu prender uma grande parte dos fãs ao longo dos anos com uma sequência de lançamentos de sucesso.
Para fins de parametrização, usamos os dados do Metacritic e de alguns outros para ranquear os nomes. E isso não pode ser levado como uma verdade absoluta. É só uma forma.
E claro, há sempre o debate se “notas importam”. O game pode ter marcado 70 pontos de média, mas para você ele é 100. No fim das contas a sua opinião é mais válida do que qualquer agregador de notas.
Need for Speed: do pior para o melhor
21. Need for Speed: Undercover (2008) – PS3 – 59
Depois da EA não ter ficado muito satisfeita com o desempenho de NFS Pro Street, ela decidiu voltar às origens, mas implementando novos recursos na franquia.
Assim como em Most Wanted, os jogadores eram perseguidos pela polícia, só que desta vez em um mundo aberto onde até helicópteros servem de auxílio em sua captura.
20. Need for Speed: Payback (2017) – PS4 – 61
Um dos lançamentos mais recentes da franquia, o game conta com um mundo aberto onde os jogadores terão de lidar com um esquema de corrupção pesado no modo história.
Na cidade de Silver Rock, a região de Vale Fortune é alvo de um cartel desprezível que controla toda a ilegalidade – e a polícia – do local. Os eventos o levam a derrubar a Casa ao lado de Tyler, Mac e Jess durante a narrativa.
19. Need for Speed: The Run (2011) – PS3 – 64
Na pele de Jack Rourke, NFS: The Run te coloca no mundo das corridas ilegais. De São Francisco a Nova York, serão cerca de 4.800 km em busca de um prêmio de US$ 25 milhões.
O título se destacou pelas constantes mudanças nos cenários e utilizou o motor Frostbite 2, o mesmo utilizado em Battlefield 3 nos estúdios da EA, mas foi bem criticado à época.
18. Need for Speed (2015) – PS4 – 66
A promessa de juntar “tudo que há de bom” em um único game não funcionou no “reboot” da franquia. Visando entregar um compilado de muitos elementos da série, o game, de acordo com a crítica, só inovou nos gráficos.
A recepção do público foi um pouco mista devido ao modo história, mas não deixou de ser uma opção divertida para os amantes de NFS.
17. The Need for Speed (1994) – PS1 – 68,5 (GR)
O único da lista onde a nota não é proveniente do Metacritic. No Japão, o game era conhecido como One Drivin’ e foi simplesmente o primeiro jogo da série.
Antes da saga tornar-se um arcade mais divertido e acolhedora, até para os que não entendem muito de carro, esse foi um game onde o realismo se destacou.
Feito em união com especialistas automobilísticos, o simulador reproduzia com fidelidade o comportamento das máquinas durante a troca de marchas e no desempenho em alta velocidade.
16. Need for Speed II (1997) – PS1 – 71
A sequência de THE NFS (1994) trouxe uma variedade de opções no gameplay. Além do modo simulador, o modo arcade se fez presente pela primeira vez nos jogos.
A principal inovação foi a possibilidade de explorar o lado de fora das pistas, buscando atalhos ou empurrando obstáculos para atrapalhar seus adversários.
15. Need for Speed: Heat (2019) – PS4 – 72,6
Os ciclos de dia e noite ditam como você será abordado pelos “patrulheiros” de Palm City. Além de manter o mundo aberto e as perseguições policiais, NFS Heat oferece uma ampla variação de customizações para os veículos.
Já no começo do “modo história” o game permite a criação de um avatar com base nos que já estão à disposição do jogador no início do jogo. Você será um novato em busca de moral nas corridas de rua.
14. Need for Speed: Pro Street (2007) – PS3 – 73
Tirando um pouco o foco da perseguição policial, NFS Pro Street resgatou os eventos e colocou os holofotes novamente no desempenho dos veículos.
Dessa vez, os danos sofridos durante as corridas são representados de uma melhor forma, dentro e fora das corridas. Dependendo do acidente no qual os jogadores se envolverem, terão até de abandonar o circuito antes da hora.
13. Need for Speed: Carbon (2006) – PS3 – 75
Com uma narrativa mais voltada para as gangues e com gráficos que chamavam bastante atenção, NFS Carbon é mais um título com muitas opções de personalização disponíveis.
Ambientado na cidade de Palmont, é necessário vencer as corridas contra equipes rivais para reconquistar a sua reputação e o respeito pelo mapa do game.
12. Need for Speed: Hot Pursuit Remastered (2020) – PS4 – 75
Com tudo que o game original tinha direito, a remasterização resgatou as mecânicas de perseguição policial e conta com animações surpreendentes nos acidentes.
Sem perder as raízes arcade, o jogo é bastante familiar aos que já testaram a primeira versão.
11. Need for Speed: Porsche Unleashed (2000) – PS1 – 78
Centrado em uma única montadora, os modelos presentes no game eram tanto os carros de passeio quanto os de corrida fabricados pela Porsche.
A condução dos veículos, os efeitos sonoros e os gráficos retratam fielmente a experiência de estar no controle de uma das máquinas da montadora.
10. Need for Speed: Rivals (2013) – PS4 – 80
Após causar um hype durante o anúncio na E3 2013, NFS Rivals foi eleito o “melhor jogo de corrida” pela Game Critic Awards. O game marcou o retorno da Scuderia Ferrari após 11 anos longe das pistas digitais da série.
9. Shift 2: Unleashed (2011) – PS3 – 81
A sequência de NFS Shift contou com uma grande adição no gameplay: a câmera no capacete dos motoristas. O título foi desenvolvido pela Slightly Mad e contou com cerca de 145 de carros de 37 fabricantes diferentes.
8. Need for Speed: Underground 2 (2004) – PS2 – 82
Em relação ao anterior, Underground 2 conta com uma cidade mais ampla e permite aos jogadores se locomoverem livremente até os desafios.
A trilha sonora (RIDERS ON THE STORM) marcou época e contava com muito mais veículos disponíveis, além, é claro, das inúmeras opções de personalização disponíveis. Este é o favorito de muitos.
7. Need for Speed: Most Wanted (2005) – PS2 – 82
Ao invés de buscar prestígio nas ruas, o foco aqui é chamar a atenção dos agentes da lei. O seu principal objetivo é se tornar um dos 15 pilotos mais procurados da cidade.
A única crítica por parte dos fãs foi devido à maioria das corridas se passarem durante o dia. Você terá de superar os demais pilotos ilegais presentes em Rockport. Um clássico!
6. Need for Speed: Most Wanted (2012) – PS3 – 84
Curiosamente, este reboot teve uma nota maior, mas não conquistou tanto os corações dos fãs. Há boas melhorias gráficas, mas a trama deixou a desejar.
5. Need for Speed: Shift (2009) – PS3 – 84
NFS Shift foi o primeiro jogo da franquia a ser desenvolvido por um estúdio externo: A Slightly Mad Studios, que já trabalhou em GTR 2 GT Legends.
Buscando um pouco mais de realismo, ao se envolver em um acidente o condutor fica com a visão um pouco turva durante alguns segundos.
4. Need for Speed: Underground (2003) – PS2 – 85
Com Velozes e Furiosos em alta, as corridas noturnas em circuitos urbanos e as tunagens no veículo. Get Low, do Lil Jon & The Eastside Boyz, é uma das trilhas sonoras mais memoráveis de todos os títulos.
Os diferentes tipos de corrida disponíveis foram uma grande atração para o estilo de corridas de rua. Os sprints e os drifts foram modos muito interessantes de se jogar no título.
3. Need for Speed: High Stakes (1999) – PS1 – 86
Um dos melhores NFS, medalha de bronze em nosso pódio, tinha uma maneira diferente para inspirar os jogadores a vencer as corridas em alguns desafios.
No modo High Stakes, ao perder a disputa, o preço que se paga pela derrota pode ser um pouco alto: o seu próprio carro!
2. Need for Speed III: Hot Pursuit – (1998) – PS1 – 88
A medalha de prata vai para o primeiro game da franquia NFS a contar com os policiais perseguindo os motoristas durante as corridas. Os agentes da lei fazem de tudo para atrapalhar seu percurso e até jogam barris de fumaça.
Cada carro possui uma espécie de showcase, onde são detalhados especificações mecânicas, performance e até história – com direito a visão do interior do carro.
1. Need for Speed: Hot Pursuit 2 (2002) – PS2 – 89
Este foi simplesmente o jogo de corrida do ano de 2002. A medalha de ouro fica com o game lançado em 2002, onde para escapar da polícia até os atalhos nas beiras das pistas eram bem emocionantes.
Jogar como um policial para correr atrás dos outros motoristas era bem divertido. Para prender os fugitivos, os jogadores precisavam alcançar a mesma velocidade deles algumas vezes e contavam até com reforços.
Agora cabe a você montar uma lista nos comentários. Quais os seus favoritos?