Dreams faz sucesso com “criadores”, mas tem poucos “jogadores”
Site Kotaku levanta possibilidades para explicar a ausência de usuários ativos aproveitando as obras criadas pela comunidade
O sucesso de Dreams entre os criadores de conteúdo e crítica parece não ter atingido o público “comum”, segundo aponta um artigo do Kotaku. Embora o game possua várias criações especiais cheias de elementos dignos de títulos AAA, o número de jogadores em Dreams não salta aos olhos.
O texto indica algumas razões para o jogo não ter emplacado: falta de incentivo para retornar às criações é a principal delas. Alexa Wignall, youtuber curadora de conteúdo de Dreams, tem rastreado o número de curtidas nos projetos desde o acesso antecipado e, segundo os seus dados, essa ação tem ficado cada vez menor.
Vejo que o grande problema em Dreams é quem está jogando. Identifiquei isso porque sei quantas curtidas são normais para as pessoas retornarem ao jogos a cada semana. Isso tem ficado cada vez menor.
Além disso, Wignall indicou a possibilidade do Twitter ter uma influência negativa. Ela vê a rede social como um modo popular de divulgar as criações mais divertidas do jogo, mas ao mesmo tempo, dá a falsa impressão que o game se trata apenas daquilo: ideias engraçadas e poucos projetos realistas.
Dreams tem falhado em garantir um público cativo que simplesmente quer jogar.
Outro fator para o baixo número de jogadores em Dreams
Por fim, a curadora indica um outro fator: o próprio conceito de Dreams ser para pessoas criativas. Wignall apontou que todo o marketing da Media Molecule apelou para um game focado em “tirar ideias do papel e transformá-las em jogos” e, possivelmente, isso influenciou diretamente o número de jogadores.
Em Dreams, há um grande número de criadores e um número muito pequeno de espectadores, algo totalmente oposto ao YouTube. E não tenho certeza se há algo que o Media Molecule possa fazer sobre isso além de incentivar as pessoas.
É provável que a Media Molecule esteja estudando maneiras de equilibrar a balança para trazer mais jogadores enquanto incentiva novas criações. De qualquer forma, parece ser uma tarefa árdua para a desenvolvedora.