Immortals Fenyx Rising: vale a pena?
Sabe aquela semelhança que tínhamos visto com Breath of the Wild? Então... é ainda maior!
Assim que a Ubisoft anunciou Immortals Fenyx Rising, que antes era Gods & Monsters, todo mundo bateu o olho e pensou: caramba, esse jogo parece The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Depois de jogá-lo, a impressão se torna certeza.
Isso, claro, tem seus pontos positivos e negativos. Especialmente se você também jogou a série Assassin’s Creed. Afinal, Immortals Fenyx Rising é justante uma misturada entre a aclamada franquia da própria Ubisoft e sua “musa inspiradora” da Nintendo.
Se fosse um jogo “original”, talvez sua recepção fosse melhor – acima dos 75 na média do Metacritic (PS5). Mas quem jogou BoT vê a inspiração e não se encanta tanto – mesmo com um gameplay bacana, belos gráficos no PlayStation 5 e uma história que é até bem interessante.
E como um review é, basicamente, a opinião de alguém sobre um jogo – e esse alguém jogou Zelda e é fã de AC – já dá para entender aonde vamos chegar por aqui, não é?
Deuses
Os Deuses e a ambientação da mitologia grega são os grandes destaques de Immortals Fenyx Rising. É como reviver tudo aquilo que já conhecemos de God of War, mas com uma motivação levemente diferente. Ao invés de matá-los, ajudá-los.
Fenyx é uma guerreira (mas você pode customizar totalmente sua aparência e transformar a personagem em homem) que deve ajudar Deuses do Olimpo a se livrarem de maldições instauradas por Tifão. Um gigante malvadão que quer acabar com o mundo.
Nessa jornada, ela tem a companhia de Hermes e precisa livrar Afrodite, Ares, Atena e Hefesto de castigos terríveis impostos pelo tal vilão. Uma história que, de cara, já parece bacana, mas simples, né?
Aí que está a chave da coisa. A forma como ela é contada. Zeus e Prometeu são os narradores, e o fazem de uma forma extremamente carismática e bem humorada. Aliás, essa é a principal tônica do jogo. Nada realista. Cartunesca. Divertida.
Já dava para perceber pelos gráficos, né? O mundo é super vivo e colorido, com as regiões dele sendo divididas de acordo com os seus deuses, e variando com as características de cada um. Afrodite está num belo bosque, Ares numa área destruída pela guerra. Atena se destaca pelos vários templos lembrando o Santuário dos Cavaleiros do Zodíaco. E por aí vai…
Aliás, fique de olho: tem um easter egg de God of War bem divertidinho quando você conversa com Ares pela primeira vez!
Aliando tudo isso a uma boa localização, belos gráficos no PlayStation 5 e uma jogabilidade simples (é o tradicional jogo de aventura em terceira pessoa com uma pitadinha de RPG), mas com desafios intensos (sejam de “quebrar a cabeça” ou boss fights), Immortals Fenyx Rising tinha tudo para ser um jogo mais legal.
Monstros
O problema é que ele “já existe”. Se tirarmos os diferenciais, da história e do bom humor, o resto é todo muito, muito parecido com Breath of the Wild. Livrar “deuses” de maldições para coletar suas habilidades e usá-las contra seu inimigo é exatamente a mesma coisa que Link se dispõe a fazer com as Divine Beasts.
Até a disposição do mapa é igual, com uma região para cada uma e, bem no centro, o castelo do vilão – em Immortals, Tifão, e em Zelda, Calamity Ganon. E isso é uma ducha de água fria. Inspiração? Ok. Mas cópia? Não… Não é legal. Compare as imagens, acima e abaixo, e entenda um pouquinho…
A barra de vigor, o uso de frutinhas para repor vida e o próprio vigor, o estilo de planar, a liberdade para explorar… É tudo algo que nós vimos ser inovador no game da Nintendo. E seria até bacana trazer isso num game multiplataforma de uma desenvolvedora como a Ubi, claro, mas de uma forma mais sutil.
Até as “shrines” de BotW são “copiadas” – as chamadas Câmaras, onde Fenyx vai para uma dimensão diferente e tem que resolver puzzles para conseguir itens. E não me leve a mal, o gameplay é bacana, apesar de se tornar extenuante em algumas missões e em certos desafios, mas só pra quem não teve a oportunidade de jogar Zelda.
E quando não é tão Zelda, ele tem um quê de Assassin’s Creed, com mecânicas de stealth e até golpes que dão mais dano no adversário se ele não estiver te olhando. No geral, é uma combinação até interessante, e o jogo todo no geral não é ruim. A decepção que fica é pelo fato de não ter pego as mecânicas de outro game e evoluído, e sim simplesmente feito igual.
Atualização (02/12): Obrigado pelo feedback, pessoal! Pedimos desculpas e preparamos um pequeno descritivo do game para quem não jogou ou não conhece as mecânicas de The Legend of Zelda Breath of the Wild que citamos:
A dinâmica é bem simples. Após um (longo) tutorial, você se vê no meio de um mundo gigante, dividido em regiões correspondentes aos deuses que citamos anteriormente. É possível seguir uma linha da história ou fazer tudo como quiser, com total liberdade. No meio desse mundo, como em qualquer mundo aberto, há inimigos, segredos e sidequests – como as Câmaras.
Nessa exploração, você pode voar, nadar, andar de cavalo, escalar… Mas tudo isso vai consumir sua barra de vigor, então fique ligado. O combate é super simples, tipo o de Assassin’s Creed. Com botões de golpes simples e fortes, esquiva, além de habilidades e armas, como um arco e flecha. Há inimigos de variados tipos, além de algumas boss fights interessantes.
O objetivo é um só: derrotar Tifão. Como você vai fazer isso? Problema seu.
A jogabilidade é bacana, e existem desafios bem intensos. Como dito anteriormente, “se você não jogou Breath of the Wild ou não é tão assíduo em games da Ubisoft, vale”. Especialmente porque ele terá ainda alguns conteúdos adicionais em um futuro próximo.
Immortals Fenyx Rising: vale a pena?
Se você não jogou Breath of the Wild ou não é tão assíduo em games da Ubisoft, vale. É um jogo divertido, com bons gráficos, jogabilidade interessante, muitos desafios e um storytelling que é um jogo à parte – sem falar na ótima localização, como sempre na Ubisoft.
Agora, se jogou, provavelmente não vai se impressionar tanto. Claro, o enredo é diferente, e a maneira como a história é contada, além da série de referências à mitologia grega, valem por si só. Mas talvez seja uma compra recomendada só numa promoção, não por R$ 280.
Até porque ele é mais um jogo de mundo aberto da Ubi, com tudo de bom e ruim que isso pode significar, desde sua ambientação incrível até o grind bem exagerado, com diversas missões super repetitivas. Em suma, Immortals Fenyx Rising é exatamente o que se esperava.
Veredito
Immortals Fenyx Rising
Sistema: PlayStation 5
Desenvolvedor: Ubisoft
Jogadores: 1
Comprar com DescontoVantagens
- Gráficos bem bonitos no PlayStation 5
- Narrativa extrovertida e que prende o jogador
- Customização da personagem principal
- Variedade de combates, missões e áreas para explorar
- Promessa de conteúdo extra no futuro
Desvantagens
- Semelhanças excessivas com outros jogos
- Grind pode tornar-se bastante repetitivo
- Puzzles nos Vaults podem ser bem chatos
- Não permite mudança de dificuldade em combates