A morte da E3: eventos digitais trouxeram muito mais atenção
Audiência na Twitch comprovou a eficácia de novos formatos
Muita gente ficou chateada com o cancelamento da E3 2020, porém o “novo normal” pode ter evidenciado uma coisa: o formato da maior feira de videogames ficou ultrapassado.
Relatórios da SuperData compararam os níveis de audiência na Twitch entre a feira e os eventos digitais ocorridos nos últimos meses e o resultado mostrou como os modelos online superaram o presencial.
Os dados revelaram que a Sony foi a menos impactada com a ausência da E3. A companhia não participou da edição de 2019, mas a SuperData comparou o showcase de revelação do PS5 com o Xbox E3 2019, Game Awards 2019 e Nintendo Direct E3 2019. Os japoneses ficaram em primeiro (1.51 milhões de espectadores) com a Microsoft em segundo (940 mil espectadores).
Outra empresa que não sentiu falta da E3 foi a Ubisoft. A comparação entre o pré-show dentro da feira e o Ubisoft Forward de julho comprovou como o modelo digital foi mais atrativo. Houve um acréscimo de 60% no público. Os anúncios de Assassin’s Creed Valhalla e Watch Dogs Legion ajudaram bastante.
Contudo, nem todas as companhias saíram com um saldo positivo. Os dados da SuperData apontaram que o PC Gaming Show teve uma audiência menor se comparado com a da E3 2019. No ano passado, mais de 141 mil pessoas acompanharam o showcase enquanto que, neste ano, foram registradas “apenas” 68 mil pessoas.
Muitos já têm defendido – abertamente – que não há mais necessidade de uma E3 tradicional, muito em função dos enormes custos e a falta de conexão com o público. Resta-nos esperar por 2021.