Morre Kazuhisa Hashimoto, criador do Código Konami, aos 61 anos
Um ícone da cultura pop.
Esta quinta-feira (26) é um dia de luto na comunidade gamer. Kazuhisa Hashimoto, famoso pela criação do Código Konami (“Konami Code”, em inglês), faleceu aos 61 anos. A informação foi divulgada por Yuji Takenouchi, compositor e ex-colega do programador.
Além de programador, Hashimoto foi designer e produtor da empresa japonesa entre as décadas de 80 e 90. Seus principais trabalhos incluem títulos como: ISS, Snatcher e Gradius. Na versão de NES do último, ele deixou seu maior legado: uma sequência de botões, que se pressionados, davam uma série de power-ups para o jogador.
“Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, start” virou uma marca registrada da Konami, que a usou em outros jogos. Franquias como Contra, Castlevania e Super Star Soccer tinham o macete.
Hashimoto explicou em uma entrevista em 2003, que criou o código porque Gradius estava muito difícil na fase de testes. Então, ele fez uma sequência fácil de lembrar para facilitar a vida das pessoas.
O Código Konami não é exclusivo de jogos da empresa e virou ícone da cultura pop. Fortnite, Rocket League e BioShock Infinite já o usaram eventualmente. Em filmes, a Disney chegou a mencioná-lo em Detona Ralph (2012). A Netflix, por sua vez, possui um menu secreto, que pode ser acessado ao digitar o tal password. Até a Alexa, assistente pessoal da Amazon tem um easter-egg quando mencionamos o código.