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Criadores de The Outer Worlds debatem conceitos capitalistas do jogo

Diretores falam sobre capitalismo e religião in-game.

por Vinícius Paráboa
Criadores de The Outer Worlds debatem conceitos capitalistas do jogo

O PlayStation Blog revelou uma entrevista bem-humorada com dois dos diretores de The Outer Worlds, Leonard Boyarsky e Tim Cain. No bate-papo, eles comentaram alguns aspectos peculiares do game, como conceitos capitalistas e religiosos “exagerados” que fazem parte da trama.

Boyarsky começa explicando o porquê da Obisidian ter feito a sociedade de Halcyon girar em torno de um capitalismo absoluto. Ele afirma que Cain queria mostrar como as empresas gostam de estamparem suas marcas em todos os lugares.

Foi uma reação ao desejo de Tim (Cain) de explorar as bobeiras inerentes das corporações e sua vontade de colocar sua marca em tudo. Nossas discussões mais leves iniciais nos levaram a questionar o que aconteceria se essas corporações tivessem controle total da sociedade.

Em seguida, Cain comentou que teve certa inspiração no seriado, “The Simpsons”, para criar algumas das companhias in-game. Além disso, todas as empresas precisavam de rivais, na opinião dele.

A primeira (criada) foi Spacer’s Choice, uma brincadeira com a Trucker’s Choice Pep Pills de The Simpsons. Imaginei uma empresa que fizesse todo tipo de produto, nenhum de boa qualidade, mas bem baratos. Depois disso, criei uma empresa rival, a Auntie Cleo’s, que tentaria se diferenciar como melhor do que todas as outras. Sempre que inventava uma empresa, tentava imaginar uma rival, então a Hammersmith tinha a Aramid Ballistics, a Joch, e a T&L. Cada empresa tinha algo que era sua especialidade, como mais espaço para mods ou algo assim.

Ainda sobre capitalismo, Cain explica o processo de criação dos slogans publicitários. O diretor disse não ter tido muito trabalho nesta parte do desenvolvimento porque “o mais simples é o mais engraçado”.

Escrevi a maioria dos slogans em um curto período de tempo. Geralmente retorcendo slogans existentes. Algumas vezes imaginava como seria se um slogan legal terminasse muito mal, como “O sabor é incrível…”, “está cheio de conservantes” ou “injetado com a camada de ozônio,” mas no fim escolhia algo mais simples como “porque sim”. Descobri que as pessoas achavam os mais simples mais engraçados.

Boyarsky voltou a tomar a palavra para falar das religiões de The Outer Worlds. ‘Scientism’ e ‘Philosophism’ foram inspirados no mundo real, com certos toques de humor.

O ‘Scientism’ começou como apenas um nome, outra referência aos Simpsons. Após decidi-lo, comecei a explorar que tipo de religião puramente materialista as empresas inventaram para remover tudo de espiritual da vida de seus funcionários. Sempre fui fascinado pela ideia do demônio de Laplace, onde todo o universo poderia ser divinado, bastava termos informação suficiente, então incorporei isso como parte da ‘Universal Equation’ deles, sua versão do ‘direito divino’ de governar. O nome Philosophism veio da Theosofia, uma religião que acredita no divino como experiência pessoal. Foi criada como uma resposta à ideologia ordenada e determinística do Scientism.

Por fim, Boyarsky explica como criou os amigos do protagonista de The Outer Worlds. Ellie e Felix, por exemplo, podem seguir o jogador em determinadas quests.

Com a exceção de Ellie e Felix, começamos com arquétipos básicos – o caçador, aquele que busca a verdade, o inocente, etc., e então colocamos nosso tempero neles. No caso de Ellie e Felix, precisávamos apenas de dois companheiros temporários que pudessem conversar entre si e seguir o jogador, mas gostamos tanto deles que decidimos mantê-los.

The Outer Worlds
Ellie é uma das ‘companheiras’ do jogador

The Outer Worlds é um sucesso

O jogo anda muito bem por sinal, marcando uma média de 86 pontos no Metacritic. As avaliações mais positivas destacam que The Outer Worlds mescla visuais impressionantes com uma narrativa cativante. O site We Got This Covered define o título como “um dos RPGs mais refinados e bem-escritos dessa geração”.

The Outer Worlds está disponível para PS4, Xbox One e PC. Uma versão para o Nintendo Switch chegará em 2020 e promete expandir o número de unidades.