Presidente da Qualcomm acredita no “fim dos consoles tradicionais”
Uma robusta conexão à Internet promete ser uma barreira.
Cristiano R. Amom, presidente da Qualcomm, fabricante de chips para smartphones, concedeu uma declaração ao site The Sun (via Eurogamer) onde cravou: os próximos PlayStation e Xbox serão os últimos consoles.
O executivo parece muito convencido na expansão do conceito de “jogos como serviço”, onde os jogadores receberiam seus títulos por demanda. A popular “Netflix dos Jogos”.
Não restam dúvidas para a nossa visão. A nuvem (cloud) será o novo console. É só uma questão de tempo. Será possível jogar em qualquer dispositivo, em qualquer tela, onde estiver. Este é o futuro dos videogames.
Talvez a apresentação do Google Stadia, plataforma da Google operando exclusivamente através do streaming, tenha impressionado mesmo o diretor da empresa ao ponto de ele se posicionar tão incisivamente.
Tanto a Sony, quanto a Microsoft também vem apostando no formato. PlayStation Now e Project xCloud são ideias bem parecidas – em fundamentos – e podem representar o passo definitivo nesta direção. No entanto, o caminho parece ser bem mais longo, já que existem muitas barreiras – principalmente culturais – a serem vencidas.